Sirius-02-Blog (2)

Anomalia de Ebstein: conheça como a cardiopatia acomete bebês 

Rara e congênita, a Anomalia de Ebstein é uma cardiopatia em que pessoas, em alguns casos recém-nascidos, são submetidas a uma cirurgia no coração para corrigir a válvula tricúspide que controla o fluxo de sangue entre a aurícula direita e o ventrículo direito do órgão.  

No caso de bebês, o tratamento ágil é possível graças ao pré-natal completo, com exame de ecocardiograma fetal, responsável por identificar a má-formação na valva tricúspide do coração do feto.  

Com o diagnóstico precoce, os pais e a equipe médica podem ter um time especializado em cardiopatias congênitas durante o parto, o qual é responsável pelo procedimento cirúrgico necessário logo após o nascimento.  

Doenças cardíacas em bebês 

Cerca de 30 mil crianças nascem com doenças cardíacas, segundo o Ministério da Saúde. As cardiopatias congênitas, ou má formação do coração do feto no útero, são as causas de 6% da mortalidade infantil antes do primeiro ano de vida.   

Esse número pode diminuir caso exista um diagnóstico precoce, feito através do exame ecocardiograma fetal realizado por equipamentos de ultrassom.  

Entretanto, o Brasil carece de profissionais preparados para realizar esse tipo de teste e detectar possíveis anomalias no coração dos bebês que estão sendo gestados.  

Sem esses especialistas, o Ministério da Saúde criou em 2021 o Programa Renasce que é coordenado pelo Instituto Nacional de Cardiologia (INC). Ainda em fase de implementação, o projeto tem como objetivo melhorar os diagnósticos e tratamentos de cardiopatias congênitas no SUS. O programa tem como meta aumentar o número de cirurgias e tratar 60% dos casos desse tipo de doença até 2023. 

É fundamental relembrar a importância do acompanhamento de um cardiologista infantil desde a fase pré-natal até o início da idade adulta para um rápido diagnóstico e direcionamento para tratamentos adequados.  

Para isso, os pais precisam estar atentos em sintomas como batimentos cardíacos muito lento ou rápido, pele azulada, falta de ar em repouso ou durante mamadas, maior cansaço em relação a outras crianças, entre outros, que podem ser consequência de um problema de coração.  

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *