Neste 7 de abril, ao celebrarmos o Dia Mundial da Saúde, ressaltamos uma variedade de métodos reconhecidos para manter a saúde do coração, que vão desde a adoção de uma dieta equilibrada até a prática regular de exercícios físicos.
No entanto, o que muitas pessoas podem não saber é a influência significativa que a saúde bucal tem sobre a saúde cardiovascular. Este elo, muitas vezes subestimado, destaca a importância de cuidados integrados para o bem-estar geral.
De acordo com dados da Haleon HealthPartner, cerca de 3,5 bilhões de pessoas em todo o mundo possuem alguma questão bucal.
Abaixo, entenda como o assunto pode se relacionar com o seu coração.
Como a saúde bucal interfere no coração?
Cuidar da saúde bucal vai além de um sorriso bonito, sendo que comprovadamente existe conexão direta entre doenças gengivais e problemas cardíacos.
A doença periodontal, condição inflamatória crônica que afeta gengivas e estruturas de suporte dos dentes, é um exemplo. Isso porque ela pode desencadear uma resposta inflamatória sistêmica ao afetar os vasos sanguíneos e aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose e ataques cardíacos.
Além disso, as bactérias presentes na placa dentária e nas bolsas periodontais podem entrar na corrente sanguínea através das gengivas inflamadas, chegando ao coração e causando danos. Tais bactérias também são capazes de formar coágulos sanguíneos, inflamação nas artérias e danos ao tecido cardíaco.
Redobre os cuidados!
Felizmente, medidas simples de cuidados com a saúde bucal ajudam consideravelmente a reduzir o risco de complicações cardiovasculares. Uma delas é manter uma rotina regular de escovação e uso do fio dental, juntamente com visitas periódicas ao dentista para limpezas profissionais e exames.
É também importante adotar um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta balanceada, exercícios regulares e evitar o tabagismo, pois esses fatores têm grandes responsabilidades em sua saúde bucal e cardiovascular.
Neste Dia Mundial da Saúde, lembre-se de que a saúde bucal é uma parte vital do bem-estar geral. Quando você cuida dos seus dentes e gengiva, não apenas mantém um sorriso bonito, mas também protege o seu coração.
Agende uma consulta com o seu dentista e faça do cuidado bucal uma prioridade para uma vida longa e saudável!
Add a Comment