Uma dieta inadequada é um dos principais fatores de risco para morte precoce por doenças crônicas não transmissíveis em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Boa parte acontece devido a doenças como infarto agudo do miocárdio, doença aterosclerótica coronariana, insuficiência cardíaca e acidente vascular encefálico (AVC).
Isso porque o coração é um importante órgão muscular, responsável por bombear o sangue para diferentes partes do corpo.
Cuidar dele é fundamental para viver bem e de forma saudável. Práticas de atividades físicas, cuidado com a saúde mental, consultas regulares ao médico e não fumar nem abusar do álcool são indicados.
Porém, a alimentação deve ser o carro-chefe da rotina, e rica em frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. Abaixo, confira algumas dicas.
Alimentos indicados para a saúde do coração
Todos os itens citados ajudam a reduzir o risco de hipertensão arterial e doença arterial coronariana, por exemplo. Mas, além disso, também podem controlar o peso, o colesterol e a pressão arterial – fatores importantes na prevenção de problemas cardíacos.
Comece acrescentando frutas ricas em antioxidantes, como mirtilos, morangos e laranjas. Depois, inclua vegetais folhosos verdes, como espinafre e couve, que são fontes de fibras e nutrientes essenciais.
Outra sugestão é incorporar peixes gordos, como salmão, atum e sardinha, bastante ricos em ácidos graxos e ômega-3, conhecidos por reduzir a inflamação e melhorar a saúde do coração. Substituir gorduras saturadas por gorduras saudáveis, como as encontradas no azeite de oliva e no abacate, também é fundamental.
Por fim, claro: não se esqueça de hidratar-se adequadamente, optando por água ao invés de bebidas açucaradas, e moderar o consumo de álcool.
Com essas recomendações, você estará cuidando da saúde do seu coração e prevenindo doenças cardiovasculares a longo prazo. E ele agradecerá!
Add a Comment