A infância é um período crítico para um indivíduo porque é quando se dá o crescimento e a condução de um longo período de vida.
Nesta fase também podem ser descobertas doenças congênitas, que são aquelas que ele nasce com pré-disposição para apresentar, bem como as que são manifestadas logo após o nascimento ou nos primeiros anos de vida.
As doenças cardíacas, nesse contexto, são as que mais costumam atingir crianças. Aproximadamente 30 mil dos bebês nascidos no Brasil todos os anos apresentam alguma anomalia estrutural ou função do coração.
Algumas delas são identificadas antes mesmo do nascimento, ainda durante a gestação, no acompanhamento pré-natal da mãe.
Com isso, o médico responsável já inicia o tratamento adequado neste período. Porém, quando é descoberto após o nascimento, a criança também é submetida ao tratamento para a sua cardiopatia
A importância do Cardiologista Pediátrico
Sabendo da quantidade de crianças acometidas por cardiopatias e dos tratamentos existentes, o especialista no acompanhamento delas é um profissional muitas vezes não procurado pelas famílias.
Ele é o Cardiologista Pediátrico, responsável pelo cuidado do coração desde os primeiros momentos de vida.
Embora diferente do que muitos possam pensar, esse profissional acompanha crianças saudáveis também — o que é recomendado para todas. Afinal, o coração é o principal e mais importante órgão do corpo humano.
As principais atribuições dele são:
• Acompanhar o desenvolvimento desde o ventre;
• Solicitar exames completos para entender o status do coração da criança;
• Avaliar a necessidade de cirurgias para corrigir disfunções cardíacas;
• Diagnosticar e prescrever os tratamentos mais adequados – caso sejam necessários.
Mesmo que seu filho ou as crianças próximas a você não apresentem doenças congênitas logo na gestação ou primeiros momentos de vida, recomenda-se ter ao menos uma consulta com o Cardiologista Pediátrico ao longo do ano e, caso apresente sinais, como pele azulada, falta de ar e cansaço extremo, também é indicado leva-la imediatamente ao profissional.
Add a Comment