O conceito de longevidade está ligado a manter um estilo de vida saudável, e muitas são as práticas indicadas, como ter uma alimentação equilibrada e se exercitar. No entanto, o aspecto da monitoração da pressão arterial, por mais simples que seja, costuma ser negligenciado.
Cerca de 65% dos brasileiros são diagnosticados com hipertensão após os 60 anos, principalmente as mulheres, segundo a Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo).
Por isso, vamos explicar como a monitorar a pressão arterial com mais frequência pode ser uma forma de prevenir doenças cardiovasculares.
O que é pressão arterial?
A pressão arterial é a força que o sangue exerce contra as paredes das artérias enquanto o coração bombeia.
Essa pressão é expressa em duas leituras: a pressão sistólica (o número mais alto, quando o coração contrai) e a pressão diastólica (o número mais baixo, quando o coração relaxa entre as batidas). E, geralmente, os valores normais ficam em torno de 120/80 mmHg.
Por que monitorar a pressão arterial em casa?
Muitas vezes, a pressão alta é assintomática, sendo conhecida como uma condição silenciosa. Isso porque alguns pacientes sofrem da “síndrome do jaleco branco”, que gera uma hipertensão pontual.
Embora pareça um simples ato, aferir a pressão arterial em casa deixa o paciente atento para possíveis alterações, evitando, assim, uma série de doenças graves.
Passos para monitorar a pressão arterial em casa
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), criou algumas diretrizes para aferir a pressão arterial de forma precisa, como esvaziar a bexiga, não realizar exercícios físicos, não ingerir bebida alcoólica e nem fumar 30 minutos antes.
Escolha do aparelho
Muitos medidores de pressão arterial estão disponíveis no mercado, desde os manuais até os digitais. Os modelos digitais são os mais indicados pela sua precisão e facilidade de uso.
Preparação
Antes de medir a pressão, descanse o corpo por pelo menos 5 minutos.
Posicionamento correto
Sente-se em uma cadeira com as costas apoiadas e pés no chão, de forma que o braço esteja relaxado e na altura do coração.
Medição
Siga as instruções do dispositivo para iniciar a medição e não se esqueça de anotar a leitura, incluindo a data e hora.
- Leia mais no portal de notícias do Grupo Sirius: Mulheres +40 devem redobrar os cuidados cardiovasculares
Detecção precoce e controle da própria saúde
Como vimos, a monitoração da pressão arterial em casa é uma ferramenta poderosa na prevenção e gestão das doenças cardiovasculares.
O hábito traz um maior envolvimento do paciente em sua própria saúde, contudo, mais importante do que optar pelo aparelho correto, é a busca e acompanhamento médico.
Add a Comment