Você dorme bem? Essa é uma pergunta que muitos de nós não consideram seriamente, mas a qualidade do sono tem um impacto profundo em nossa saúde geral, especialmente na saúde do coração.
Neste conteúdo, vamos saber mais sobre importância de dormir bem, os efeitos negativos de uma má qualidade do sono no coração e algumas dicas práticas para melhorá-la.
- Por que dormir bem é tão importante?
O sono é um fator essencial na manutenção da nossa saúde física e mental. Quando dormimos, nosso corpo realiza uma série de processos de reparação, regeneração e consolidação da memória.
Até por isso, a qualidade do sono ideal regula hormônios importantes, como o cortisol e a leptina, que estão envolvidos no controle do apetite e do metabolismo.
- A conexão entre sono e saúde do coração
A inadequada qualidade do sono está diretamente ligada a um significativo aumento no risco de doenças cardíacas, incluindo cerca de 45% no risco das doenças coronarianas, de acordo com dados do American Heart Association.
Uma das razões para essa conexão é o impacto do sono na regulação do sistema nervoso autônomo, que controla funções corporais como a pressão arterial, a frequência cardíaca e a respiração.
Durante o sono profundo, o corpo entra em um estado de relaxamento que é essencial para a saúde cardiovascular. Quando é interrompido ou fragmentado, como é comum em distúrbios do sono como a apneia do sono, esse estado de relaxamento se transforma em pressão adicional no coração e nos vasos sanguíneos.
Dicas para melhorar a qualidade do sono
1. Invista uma rotina de sono regular
Tente ir para a cama e acordar todos os dias no mesmo horário e período, até mesmo nos fins de semana. Este é um hábito que auxilia na regulação do relógio interno do seu corpo e melhora a qualidade do sono.
2. Crie um ambiente propício para dormir
Deixe seu quarto fresco, escuro e silencioso. Além disso, aposte em um colchão confortável, assim como travesseiros de apoio que podem ser úteis.
3. Limite a exposição à luz antes do sono
A luz azul emitida por dispositivos eletrônicos, como smartphones e tablets, interfere na produção de melatonina, que é chamada de “hormônio do sono”. Logo, procure evitar o uso pelo menos uma hora antes de dormir.
Dando prioridade à sua ideal qualidade do sono (e merecida!) após seguir as dicas mencionadas acima, responda com confiança na próxima vez que alguém lhe perguntar: “Você dorme bem?”.
Bom descanso!
Add a Comment