Quando o assunto é emergência cardíaca, muito se fala na importância dos primeiros socorros, onde quer que o paciente esteja. Afinal, se praticados no primeiro minuto, as chances de reanimação são consideravelmente maiores.
O objetivo dos primeiros socorros é manter os sinais vitais antes do agravamento do quadro, independente de ter ocorrido por um acidente ou mal súbito.
“Ficar nervoso, ansioso e estressado pode complicar ainda mais a situação e faz a pessoa perder tempo, o que, em uma emergência médica, é a diferença entre vida e morte”, disse o Dr. Miguel Moretti à Sociedade Brasileira de Cardiologia.
A seguir, confira 3 técnicas para ajudar alguém durante uma emergência cardíaca:
O que é um ataque cardíaco?
Ataques cardíacos costumam ocorrer devido a algum coágulo que impede o fluxo sanguíneo para uma parte do coração.
Sinais e sintomas
- Dor ou desconforto no peito, que pode se espalhar para os ombros, braços, costas, pescoço, dentes ou mandíbula;
- Falta de ar;
- Suor frio;
- Náusea ou vômito;
- Tontura ou sensação de desmaio.
Técnicas de primeiros socorros em uma emergência cardíaca
- Chame a emergência imediatamente
Ligue para os serviços de emergência (192 no Brasil) imediatamente se suspeitar de um ataque cardíaco, pois é uma situação em que cada minuto conta. Não espere para ver se os sintomas melhoram.
Dessa forma, profissionais médicos podem fornecer orientações pelo telefone e enviar uma ambulância rapidamente.
- Desobstrua as vias aéreas
É importante lembrar mais uma vez: mantenha a calma, só assim será possível ajudar. Sendo assim, faça com que a pessoa fique semi-reclinada em uma superfície confortável, com as vias áreas completamente livres e roupas afrouxadas. Levante o queixo dela e incline a cabeça para trás.
- Faça a Reanimação Cardiopulmonar (RCP)
A RCP é necessária somente quando a pessoa está inconsciente e não respira ou não apresenta sinais de circulação. Mesmo assim, a cabeça deve estar para trás e o queixo levantado, conforme vimos no tópico anterior.
Coloque as mãos uma sobre a outra no centro do tórax da vítima e pressione com força e rapidez, com uma profundidade de 5 a 6 cm. A taxa indicada por especialistas é de 100 a 120 compressões por minuto.
Contudo, permita o retorno total do tórax entre as compressões.
Esta é uma estratégia que ajuda a manter o sangue fluindo para o cérebro e outros órgãos vitais até que a ajuda médica chegue.
É importante agir, mas também estar preparado!
Saber como reconhecer os sinais de um ataque cardíaco e até realizar a RCP marcam o contraste entre a vida e a morte em uma emergência cardíaca.
Por isso, considere participar de um curso de primeiros socorros e treinamento em RCP, principalmente se você convive com pessoas que possuem alguma doença cardiovascular. Será de grande ajuda aprimorar suas habilidades e aumentar sua confiança durante uma emergência cardíaca.
Lembre-se: agir rapidamente e da forma correta é o que importa nesse tipo de situação. Mantenha a calma, siga os passos acima e você poderá salvar uma vida.
Add a Comment