No cenário dinâmico de 2024, a importância do bem-estar mental nunca foi tão evidente. A era da tecnologia trouxe consigo inúmeros avanços após a pandemia, mas também desafios que impactam nossa saúde mental. Diante da constante conexão digital, é de extrema importância cultivar práticas que promovam o equilíbrio emocional.
Em um mundo onde as notícias fluem incessantemente pelas redes sociais, o primeiro passo para o bem-estar mental é o discernimento. Segundo o Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGVcia), os brasileiros passam em média 9 horas e 32 minutos por dia usando o celular.
Por isso, seletividade na escolha de informações e a consciência dos limites de exposição são a chave para evitar o estresse associado a sobrecarga de notícias, o que promove um ambiente mais saudável para a mente prosperar. Até porque, segundo um levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), a ansiedade atinge mais de 18 milhões de pessoas apenas no Brasil.
Já a prática da atenção plena ganha também destaque no contexto atual. Em 2024, pode ser interessante dedicar alguns minutos diários à meditação e reflexão. Isso porque a mente, muitas vezes bombardeada por notificações e demandas constantes, encontra diversos benefícios em pausas conscientes.
Além disso, a busca por conexões significativas essencial para o bem-estar emocional. A despeito da conectividade digital, investir em relacionamentos reais, seja pessoalmente ou virtualmente, fortalece o suporte social, que sempre foi essencial para enfrentar os desafios emocionais.
O equilíbrio entre a vida online e offline é um caminho para construir relações mais saudáveis. Comece 2024 de forma mais tranquila e – se possível – desconectada na medida certa.
Add a Comment