O tabagismo está entre os principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, incluindo doenças do coração e dos vasos sanguíneos.
A Organização Mundial da Saúde classifica a situação como “epidemia global de tabagismo”, já que, segundo dados próprios de 2023, cerca de 1,3 milhão de pessoas morrem anualmente devido apenas ao fumo passivo – imagina o número de mortes dos fumantes reais!
Abaixo, confira os perigos do hábito e dicas para deixá-lo.
Impacto do tabagismo na saúde do coração
1. Danos às artérias
Fumar danifica as artérias, tornando-as mais estreitas e rígidas devido ao acúmulo de placas de gordura, o que pode levar a uma redução do fluxo sanguíneo para o coração.
2. Pressão arterial elevada
As substâncias químicas presentes nos cigarros também aumentam temporariamente a pressão arterial, sobrecarregando o coração e os vasos sanguíneos.
3. Formação de coágulos sanguíneos
O tabagismo ainda aumenta a tendência à formação de coágulos sanguíneos, responsável por bloquearem artérias coronárias que pode causar ataque cardíaco.
Como deixar o vício?
Inicialmente, é importante consultar um médico ou um profissional de saúde especializado em cessação do tabagismo. Eles podem ajudá-lo a criar um plano personalizado e oferecer suporte durante todo o processo.
Existem também vários medicamentos disponíveis para ajudar a reduzir os desejos por cigarro e os sintomas de abstinência, como nicotina, gomas de mascar, pastilhas e medicamentos prescritos, como bupropiona e vareniclina.
Além disso, não deixe de identificar os gatilhos que o levam a fumar. Dessa forma, é mais fácil desenvolver estratégias alternativas para lidar com eles, como praticar exercícios físicos, meditar, ou buscar apoio emocional de amigos e familiares.
Com metas realistas e alcançáveis para reduzir gradualmente o consumo de cigarros, e eventualmente parar de fumar completamente, celebre cada conquista ao longo do caminho para manter sua motivação.
Protegendo seu coração, desfrute do bem-estar e benefícios de uma vida sem tabaco.
Add a Comment